Nic.br



Em 21 de novembro de 2022, foram lançadas as publicações (livros) das pesquisas TIC Domicílios; TIC Kids On-line; TIC Educação; e TIC Empresas, ano base 2021, pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Os principais resultados foram apresentados e discutidos em evento presencial realizado em São Paulo, com transmissão ao vivo pelo canal @NICbrvideos no YouTube.

Os pesquisadores do Cetic.br, Daniela Costa e Fábio Storino, relataram aspectos das pesquisas. Segundo os responsáveis, a pesquisa TIC Empresas reuniu dados das entrevistas realizadas com 4 mil empresas do Brasil. Os dados mostram que, em 2021, 58% das empresas possuíam website; 87% tinham conta própria nas redes sociais; 14% já atuavam com dispositivos inteligentes, ou internet das coisas (IoT); e 13% confirmaram ter iniciativas com tecnologias de Inteligência Artificial (IA).

A amostra de entrevistados da pesquisa TIC Kids On-line, em 2021, foi formada por 2.651 crianças e adolescentes, e 2.651 pais ou responsáveis. Essa pesquisa contém dados sobre as habilidades digitais denominadas Operacionais, Informacionais, Sociais e Criativas, por faixa etária de 11 a 12 anos, 13 a 14 anos e 15 a 17 anos. Tendo em vista a pandemia de Covid-19, com a pesquisa TIC Kids On-line também se procurou compreender quais temas são mais frequentemente buscados na internet sobre saúde, bem-estar e apoio emocional.

Na publicação TIC Educação, constam entrevistas de 2021, feitas por telefone, com 1.865 professores. Um contingente de 68% dos docentes de ensinos fundamental e médio relatou que a falta de habilidades para realizar atividades educacionais com os estudantes, mediadas por tecnologias digitais, foi um desafio, no período da pandemia de Covid-19. A falta de conectividade nos domicílios dos alunos foi uma das principais dificuldades para desenvolver as atividades educacionais remotas, para 86% dos entrevistados. Na pesquisa, também detectou-se que somente 54% das escolas públicas em que atuam os entrevistados possuíam ao menos um computador para uso dos alunos e 54% das escolas públicas conectadas disponibilizam o acesso à internet, na sala de aula, para os alunos.

Na sequência das apresentações dos pesquisadores do Cetic.br, no evento, foi convidado o keynote Prof. Dr. Paulo Blikstein, da Universidade de Colúmbia/Estados Unidos da América (EUA), para apresentar remotamente as perspectivas sobre integrar as habilidades digitais no campo da educação.

Em um painel de discussões formado por Sonia Jorge (Global Digital Inclusion Partnership – GDIP); Magdalena Claro (Pontifícia Universidade Católica – PUC do Chile); e Mario Volpi (Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef); e moderado por Fernando Almeida (PUC/SP), os participantes debateram sobre as habilidades e competências digitais no atual cenário de digitalização da sociedade.

Acessos:
A apresentação está disponível no canal NICbrvideos no YouTube https://www.youtube.com/watch?v=tQaRgBWVNoQ
Os resumos executivos e respectivos relatórios das pesquisas estão disponíveis para download no link https://cetic.br/pt/publicacoes/indice/pesquisas/